Toxina Botulínica na Neurologia

A toxina botulínica, conhecida popularmente como Botox®, tem se mostrado de grande utilidade em diversos quadros crônicos na área da Neurologia. Inúmeras patologias comprometem os movimentos dos pacientes, e podem se beneficiar de aplicações regulares de toxina botulínica, como é o caso da espasticidade após AVC ou em casos de paralisia cerebral, distonias (generalizada ou focal, como a distonia cervical e a câimbra do escrivão), blefaroespasmo (espasmo das pálpebras), espasmo hemifacial, enxaqueca crônica, bruxismo, sialorreia (aumento da salivação), e hiperidrose (aumento da sudorese). 

O procedimento

Hoje o tratamento com toxina botulínica já está no rol de procedimentos dos planos de saúde.


A toxina botulínica é aplicada diretamente no músculo afetado, bloqueando a passagem do impulso nervoso e levando ao relaxamento da musculatura. Dentro de 10 dias o paciente já apresenta resultados importantes, que irão durar até 3 ou 4 meses, quando então deverá ser realizada nova aplicação. A ação da toxina botulínica nas glândulas tem efeito mais prolongado; dessa forma, nos casos de hiperidrose ou sialorreia, a aplicação poderá ser realizada a cada 6 a 9 meses. Para os pacientes com enxaqueca crônica, o protocolo prevê as aplicações a cada 3 meses, para um controle adequado e satisfatório da dor.

Neurorreabilitação

O processo de neurorreabilitação envolve um trabalho multidisciplinar e individualizado, contando com a participação de neurologistas, fisiatras, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos e psicólogos. 

 

Nesses casos, o tratamento com a toxina botulínica é um grande aliado para a melhoria geral das condições físicas dos pacientes, permitindo um melhor desempenho nas terapias de reabilitação e melhorando a qualidade de vida do paciente. 

 

Vale ressaltar que o profissional que irá realizar o tratamento com a toxina botulínica deve ser um médico devidamente treinado e com a experiência necessária para realizar esse procedimento. 

Marque sua consulta com quem é especializada no assunto!

MAIS SOBRE

Toxina botulínica

Acompanhe meu canal no YouTube!
Todas as quartas-feiras um vídeo novo!